Florianópolis, 18 de setembro de 2018

Dia Internacional da Mulher

06/03/2018 19:40
 

Quando falamos sobre mulheres pioneiras nas ciências, o nome de Marie Curie é comumente um dos primeiros a serem lembrados. Diplomada em física e também em química, a cientista ficou conhecida por suas importantes contribuições sobre radioatividade, tornando-se a primeira mulher a conquistar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa (e única mulher até os dias de hoje) a receber o prêmio duas vezes, em duas áreas diferentes.

A polonesa Marie Skłodowska Curie nasceu na Varsóvia em 1867. Naturalizada francesa, Curie conduziu pesquisas pioneiras sobre a radioatividade, e foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Mas antes disso, começou seu treino científico na Universidade Floating, em sua cidade natal, e aos 24 anos (em 1891) acompanhou sua irmã mais velha para estudar em Paris – onde desenvolveu seu aclamado trabalho científico.

Entre suas diversas conquistas, estão a teoria da radioatividade (e esse termo inclusive foi criado por Curie), técnicas para isolar isótopos radioativos, e a descoberta de dois novos elementos (polônio e rádio). Sob sua direção, foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos, e a cientista foi fundadora do Instituto Curie, em Paris, e de outro instituto homônimo na Varsóvia – que são, até hoje, grandes centros de pesquisa médica.

Vencendo desafios desde muito jovem

Marie foi a quinta e última filha de um casal de professores poloneses, que perdeu todas as suas propriedades e riquezas como consequência de seu ativismo em prol da independência da Polônia. Essa realidade fez com que a jovem futura cientista tivesse uma vida difícil desde cedo, mas as dificuldades não a impediram de investir em seus estudos.

Marie Curie

Marie Curie (à esquerda), ao lado de seu pai e duas irmãs (Reprodução: Divulgação)

Depois de estudar em pequenas escolas locais e obter um nível básico de formação científica graças a seu pai (que era professor de física e matemática), Curie venceu uma depressão quando se mudou de Varsóvia e viveu uma temporada com parentes no interior do país. Ao retornar a viver com seu pai, foi impedida de prosseguir com sua educação superior pelo fato de ser mulher, mas conseguiu uma vaga na Universidade Volante – uma instituição clandestina pró-Polônia que desafiava as autoridades russas e permitia a inscrição de alunas mulheres.

Para se manter, Curie tornou-se governanta e quando trabalhou com uma família acabou se apaixonando por um matemático eminente, mas a família do rapaz a rejeitou por conta de sua condição financeira. Então Marie passou a juntar dinheiro para investir pesado em seus estudos e, consequentemente, em seu futuro profissional. Mas, até lá, seguiu estudando por conta própria comprando livros e trocando cartas com personalidades do meio científico. Aos 22 anos, retornou mais uma vez à Varsóvia e começou a receber um treinamento prático no laboratório de química do Museu da Indústria e Agricultura.

Depois, mudou-se para Paris com sua irmã mais velha e seu cunhado onde seguiu estudando física, matemática e química na Universidade de Paris. Nessa época, Curie sobreviveu com recursos escassos e chegou a desmaiar por estar passando fome. Estudando durante o dia e lecionando à noite, a cientista concluiu sua graduação em física e começou então a trabalhar no laboratório industrial de seu professor Gabriel Lippmann, ao mesmo tempo em que dava continuidade a seus estudos graças a uma bolsa que possibilitou a obtenção de uma segunda graduação.

As conquistas acadêmicas de Curie

Em 1886, Marie passou a estudar as radiações emitidas pelos sais de urânio e, juntamente de seu marido, começou estudar materiais que produziam radiações. Nessa busca, descobriu novos elementos e sua descoberta foi anunciada à Academia de Ciências de Paris. O primeiro elemento foi o polônio (nome que faz referência à Polônia, país natal da cientista), e o outro doi o rádio (que ganhou esse nome por conta de sua intensa radiação). O casal inventou, então, os termos radioatividade e radioativo para caracterizar a energia liberada espontaneamente por elementos químicos.

Em 1903, Marie recebeu junto de seu marido o prêmio Nobel de Física, “em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação”, sendo a primeira mulher a receber essa condecoração. No mesmo ano, a cientista recebeu seu doutorado em ciências e, após a morte de seu marido três anos depois, Curie ocupou seu lugar como professora de Física Geral na Faculdade de Ciências, sendo também a primeira mulher a realizar essa função.

A também diretora do Laboratório Curie do Instituto do Radium, da Universidade de Paris, participou das sete primeiras edições da Conferência de Solvay, que reuniram celebridades científicas desde 1911. Essas reuniões proporcionaram avanços fundamentais para diversos segmentos científicos, como, por exemplo, a física quântica. Na primeira edição da conferência, por exemplo, Marie Curie esteve junto a Albert Einstein, bem como ao lado de diversos nomes relevantes na comunidade científica da época.

Marie Curie

Foto da primeira edição da Conferência de Solvay, em que Marie Curie aparece ao lado de Albert Einstein (Reprodução: Divulgação)

Uma exímia educadora

Além de estudiosa dedicada, Marie também teve papel significativo como educadora. Quando tinha 18 anos, foi professora particular para filhos de famílias ricas na Polônia, mas nessa época o país ainda era dominado pelo Império Russo e a professora não podia repassar sua cultura e seu idioma aos mais jovens. No entanto, Marie lecionou também em uma universidade ilegal frequentada principalmente por mulheres - correndo todos os riscos que uma atividade ilegal proporcionava.

Anos mais tarde, aos 33 e já na França, tornou-se professora secundária da Universidade de Sarbonne, onde também foi a primeira mulher a participar de seu corpo docente. De acordo com sua filha, a cientista participou de um projeto de ensino chamado de “cooperativa de ensino”, que ensinava ciência aos filhos dos professores na prática, com experimentos em laboratórios reais.

Lidando com “trolls” muito antes da internet

Além de ter sido impedida de estudar por ser mulher, sofrido muito com dificuldades financeiras por conta do ativismo de seus pais, e ter sido rejeitada pela família de seu grande amor porque era pobre, Marie Curie também precisou lidar com os “trolls”, numa época muito antes do surgimento da internet. E esses “trolls” eram os membros da mídia francesa que publicaram um escândalo recheado de sensacionalismo e uma bela dose de desrespeito sobre a vida privada da cientista.

Em 1911, após Curie ter se tornado a primeira pesquisadora da história a ganhar um prêmio Nobel em duas áreas distintas, a imprensa francesa conduziu uma campanha difamatória contra a cientista, publicando uma série de cartas de amor que Curie havia trocado com o também físico Paul Langevin - que era casado, enquanto a cientista já era viúva. Na verdade, Langevin vivia separado de sua esposa, mas oficialmente o casamento ainda era mantido.

O escândalo chegou à mídia pelas mãos da esposa de seu amante, que não aceitava a separação e, ao descobrir as correspondências trocadas entre Curie e seu marido, as entregou para a imprensa local, que pintou a imagem de Marie como sendo uma destruidora de lares. E algo que perdura até os dias atuais é o fato de que a mídia simplesmente ama uma boa história de adultério, especialmente envolvendo figuras aclamadas.

Durante a primeira Conferência de Solvay, em 1911, o escândalo estava em seu auge e foi nessa ocasião que Curie recebeu o apoio e o ombro amigo de Albert Einstein, que, horrorizado com a conduta da imprensa na difamação coletiva de Curie, escreveu uma carta de apoio à colega cientista.

Marie Curie

Traduzindo, a carta diz:

“Muito estimada Sra. Curie,

Não ria de mim por lhe escrever não tendo nada sensível a dizer. Mas estou tão enraivecido pela forma com a qual o público presentemente tem ousado a se interessar por você que eu absolutamente preciso dar vazão a este sentimento. Contudo, estou convicto de que você despreza consistentemente esta ralé, quer obsequiosamente esbanje respeito por você, quer ela tente saciar seu desejo por sensacionalismo! Eu estou impelido a lhe dizer o quanto vim a admirar seu intelecto, seu ímpeto, e sua honestidade, e que eu me considero sortudo por ter lhe conhecido pessoalmente em Bruxelas. Qualquer um que não se enquadre entre estes répteis está certamente feliz, tanto agora quanto antes, que nós tenhamos entre nós figuras como você, e Langevin também, pessoas reais com quem qualquer um se sente privilegiado por manter contato. Se a ralé continuar a se ocupar com você, então simplesmente não leia esta bobagem, mas sim a deixe para o réptil pelo qual ela foi fabricada.

Com os mais amigáveis cumprimentos a você, Langevin e Perrin, atenciosamente, A. Einstein”

Reconhecimento em vida

Apesar de ter sido alvo desse escândalo midiático, diferentemente de como acontece com diversas personalidades pioneiras em suas áreas de atuação, Marie Curie obteve o reconhecimento devido ainda em vida. Em 1911, recebeu o Nobel de Química pelos seus serviços para o avanço da química, graças ao descobrimento dos elementos radioativos e o estudo da natureza de seus compostos. Generosa e visionária, Marie não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo que toda a comunidade científica investigasse as propriedades desse elemento e agregasse conhecimentos à sua descoberta. Ironicamente, seu segundo prêmio Nobel foi concedido no mesmo ano em que Curie foi rejeitada pela Academia de Ciências de Paris como sócia.

Durante a primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia para o tratamento de soldados feridos, e em 1921 visitou os Estados Unidos, que a recebeu de braços abertos, para arrecadar fundos para suas pesquisas científicas. Nessa época, carregava elementos radioativos em seu bolso, já que os perigos da exposição à radioatividade ainda eram desconhecidos.

Marie Curie morreu em 1934 aos 66 anos de idade, na França, por conta de uma leucemia – consequência da exposição intensa a radiações durante seu trabalho. Seu livro “Radioactivité”, que foi publicado após sua morte, é considerado um dos marcos dos estudos sobre a radioatividade clássica, sendo uma obra relevante até os dias atuais. Por conta da alta radioatividade a que Curie e os ambientes em que vivia e trabalhava eram expostos, seu livro original até hoje só pode ser manipulado por pessoas usando roupas protetoras, já que ainda é altamente radioativo.

Fonte: https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-marie-curie-e-seus-dois-premios-nobel-em-fisica-e-quimica-75081/

 

Mais notícias

 

» Notícias do CONTER

» 12/09/2018 08:40
Mantenha seu cadastro atualizado

» 12/09/2018 08:15
IFSC oferece 10 vagas para Mestrado Profissional em Proteção Radiológica

» 07/09/2018 09:00
Curso de ANGIOTOMOGRAFIA 29/09

» 07/09/2018 08:00
Convocação de aprovado no concurso CONTER 01/2017

» 03/09/2018 00:00
COMUNICADO: horário de atendimento Setembro de 2018

» 28/08/2018 18:00
Equipe Organizadora do VI Simpósio de Aperfeiçoamento em Imagens

» 20/08/2018 08:00
TRABALHOS CIENTÍFICOS - ENCONTRO SUL SUDESTE

» 07/08/2018 08:53
Convocação de aprovado no concurso CONTER 01/2017

» 06/08/2018 09:00
Inscreva-se até o dia 10 de agosto

» 28/07/2018 09:00
Capacitação para Supervisores das Aplicações das Técnicas Radiológicas

» 23/07/2018 12:00
Balanço da Fiscalização - 1° Trimestre 2018

» 12/07/2018 00:00
2º Encontro de Presidentes do Sistema CONTER/CRTRs

» 11/07/2018 15:21
VAGA PARA PROFESSOR DE RADIOLOGIA EM JOINVILLE

» 11/07/2018 15:00
Visita da representante da CONAE ao CRTR de SC

» 28/06/2018 09:00
Ministério da Saúde vai editar nota técnica reconhecendo Tecnólogos em Radiologia

» 25/06/2018 09:30
CAPACITAÇÃO PARA SUPERVISORES

» 21/06/2018 16:00
Conselho de SC completa 100 Solenidades de Outorga Profissional

» 18/06/2018 00:00
HORÁRIO DE EXPEDIENTE NOS JOGOS DO BRASIL

» 15/06/2018 11:41
Oportunidades de emprego: Hospital Baia SUL

» 12/06/2018 16:30
Despacho Judicial - Município de Garopaba

» 12/06/2018 15:00
Primeiro encontro do ciclo de palestras previsto pela CORED/SC

» 12/06/2018 12:00
2° Convocação de aprovado no concurso CONTER 01/2017- Auxiliar Administrativo

» 05/06/2018 18:00
CONTER completa 31 anos e seis primeiros CRTRs chegam aos 30 anos

» 29/05/2018 16:56
FERIADO

» 21/05/2018 13:30
CONTER lança 2ª edição da revista científica Curie&Röntgen. Envie seu artigo

» 17/05/2018 13:00
Balanço da fiscalização em 2017 - SC atendeu 66% dos profissionais em 453 estabelecimentos

» 09/05/2018 10:54
Formulário de Pesquisa com Supervisores

» 08/05/2018 10:30
CAPACITAÇÃO EM RADIOTERAPIA DIA 9 DE JUNHO

» 28/04/2018 12:00
Acadêmicos do CST em Radiologia da Uniasselvi visitam a sede do Conselho de Radiologia

» 26/04/2018 10:00
Convocação de aprovado no concurso CONTER 01/2017- Auxiliar Administrativo

» 26/04/2018 09:45
Supervisão de Fiscalização

» 18/04/2018 10:00
1º Fórum Permanente dos Advogados e Assessores Jurídicos do Sistema CONTER/CRTRs

» 17/04/2018 10:00
1º Encontro Sul-Sudeste dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

» 10/04/2018 10:09
CONTER realiza Seminário Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia

» 22/03/2018 12:00
Conselho Intervêm em Processos Seletivos Irregulares

» 21/03/2018 14:00
Conselhos de Radiologia definem plano estratégico

» 15/03/2018 13:00
CRTR SC participa do Encontro de Fiscalização dos CRTRs

» 12/03/2018 18:00
1º Encontro Sul-Sudeste dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

» 23/02/2018 00:00
Acesse aqui o resultado final

» 15/02/2018 00:00
Serviços de radiologia terão que disponibilizar alvarás sanitários

» 12/02/2018 16:15
Despacho Judicial - Município de Garopaba

» 12/02/2018 15:30
Primeiro encontro do ciclo de palestras previsto pela CORED/SC

» 09/02/2018 00:00
Batalha para super-heróis

» 09/02/2018 00:00
COMUNICADO

» 08/02/2018 00:00
NOTA DE PESAR

» 11/01/2018 09:39
1º Encontro Sul-Sudeste dos Profissionais das Técnicas Radiológicas em Florianópolis

» 26/12/2017 16:10
Feliz Ano Novo

» 26/12/2017 15:35
Escolha a nova identidade profissional até o dia 31 de Janeiro

» 02/12/2017 00:00
ANUIDADE DE 2018 - Saiba como solicitar o parcelamento

» 08/11/2017 00:00
Dia Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

» 31/10/2017 00:00
II Encontro Catarinense dos Profissionais das Técnicas Radiológicas e Imaginologia

» 31/10/2017 00:00
COMUNICADO - FERIADO02 DE NOVEMBRO

» 20/10/2017 00:00
POSSE - Conheça o 6º Corpo de Conselheiros do CRTR/SC

» 17/10/2017 00:00
HOMOLOGAÇÃO DO PLEITO ELEITORAL

» 16/10/2017 00:00
Se você é a favor do projeto de lei da Radiologia, assine a petição

» 06/10/2017 00:00
Presidente da ABRO distorce dados e informações para jogar dentistas contra técnicos em Radiologia

» 06/10/2017 00:00
CRTR de Santa Catarina fiscaliza escâneres na fronteira com a Argentina

» 02/10/2017 00:00
NOTA DE PESAR

» 22/09/2017 00:00
ELEIÇÃO CRTR/SC - AVISO DE JULGAMENTO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

» 04/09/2017 00:00
AVISO ELEITORAL IMPORTANTE

» 04/09/2017 00:00
IFSC abre inscrições para cursos gratuítos na área de Radiologia

» 04/09/2017 00:00
COMUNICADO - Feriado 07 de setembro

» 31/08/2017 00:00
NOTA DE PESAR

» 16/08/2017 00:00
REGISTRO DE CHAPA

» 15/08/2017 00:00
Vaga para Técnico em Radiologia

» 14/07/2017 00:00
INSTRUÇÃO NORMATIVA ELEITORAL Nº 01/2017

» 13/07/2017 00:00
Vaga para Professor Curso de Técnico em Radiologia

» 23/06/2017 00:00
Edital de Publicação de Chapas e Prazo para Impugnação

» 31/05/2017 18:00
Uso de scanners é debatido em reunião com servidores da SJC

» 31/05/2017 17:00
CONTER lança edital de concurso público com 72 vagas

» 17/05/2017 00:00
Veja como fica a remuneração dos profissionais sem acordo ou convenção coletiva em 2017

» 16/05/2017 00:00
CRTR 11ª/SC torna público o calendário eleitoral

» 16/05/2017 00:00
CONTER torna público o resultado geral das eleições

» 15/05/2017 00:00
Nomeadas a Comissão Eleitoral e a Comissão de Recurso Eleitoral

» 15/05/2017 00:00
AVISO DE ELEIÇÃO CRTR 11ª REGIÃO

» 12/05/2017 00:00
Conselho e Sindicato de SC se unem contra o exercício ilegal da profissão em presídios

» 05/05/2017 00:00
ELEIÇÕES CONTER - TERMINAL DE VOTAÇÃO NO CRTR

» 19/04/2017 00:00
Prazo para inscrição dos Operadores de Radiografia Industrial termina dia 30 de abril

» 01/04/2017 15:27
Unidos seremos mais fortes, CRTRSC e SINTESPE juntos pela causa dos agentes penitenciários.

» 24/03/2017 00:00
VEJA COMO PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES DO CONTER

» 21/03/2017 00:00
ELEIÇÕES CONTER Atualize seus dados pessoais no CRTR para garantir o direito de votar

» 09/03/2017 00:00
CONTER substitui Presidente da Comissão de Recursos Eleitorais do pleito do CONTER

» 09/02/2017 00:00
COMUNICADO

» 13/01/2017 00:00
ELEIÇÕES CONTER - Quer ser presidente do CONTER? Registre sua candidatura até o dia 30 de janeiro

» 08/11/2016 09:00
ELEIÇÕES CONTER - Calendário Eleitoral

» 31/10/2016 00:00
Plenário do CONTER aprova acordo de cooperação técnica firmado com Fundação do Câncer

» 31/10/2016 00:00
Veja como foi o Outubro Rosa no CRTR/SC

» 19/10/2016 00:00
CONTER abre processo eleitoral para a escolha do 7º Corpo de Conselheiros

» 11/10/2016 00:00
IFSC abre inscrições para Mestrado Profissional em Proteção Radiológica

» 05/10/2016 13:26
Participe: I Encontro Catarinense dos Profissionais das Técnicas Radiológicas e Imaginologia

» 20/09/2016 00:00
Justiça determina que técnicos em saúde bucal não podem realizar exames radiológicos

» 16/08/2016 00:00
CONTER edita nova resolução para melhorar condições de acesso, permanência e empregabilidade no seto

» 10/08/2016 00:00
IV SIMPÓSIO DE APERFEIÇOAMENTO EM IMAGINOLOGIA

» 26/07/2016 00:00
CONTER e Abendi assinam acordo para regularizar o mercado de trabalho no setor Industrial

» 18/07/2016 00:00
IFSC abre Processo Seletivo para Contratação de Professor Tecnólogo em Radiologia

» 08/07/2016 15:22
Veja como fica o reajuste salarial dos profissionais sem acordo ou convenção

» 08/07/2016 13:00
CONTER regulamenta o setor Industrial para Técnicos e Tecnólogos em Radiologia

» 08/07/2016 13:00
CNS se posiciona contra curso técnico e graduação a distância na área da saúde

» 08/07/2016 13:00
CONTER vai ter eleições diretas para escolha do próximo corpo de conselheiros

» 13/06/2016 10:17
CONFIRA AQUI AS ESPECIALIZAÇÕES EM RADIOTERAPIA, MAMOGRAFIA E TOMOGRAFIA PARA 2016

» 14/03/2016 10:06
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL 001/2016

» 22/12/2015 16:52
ANUIDADE DE 2016

» 22/12/2015 16:16
EXPEDIENTE DE FIM DE ANO

» 22/12/2015 16:08
CONTER conquista vaga no Conselho Nacional de Saúde

» 07/10/2015 16:03
CONTER FAZ HOMENAGEM A PROFISSIONAL CATARINENSE

» 07/10/2015 09:33
CICLO DE PALESTRAS

» 30/09/2015 09:32
I ENCONTRO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

» 29/09/2015 17:05
Veja como fica o piso salarial dos profissionais das técnicas radiológicas sem acordo ou convenção coletiva em 2015

» 03/07/2015 13:57
CONSULTA PÚBLICA

» 11/05/2015 15:40
Instituto Federal de Santa Catarina abre o primeiro mestrado em Radiologia no Brasil

» 07/05/2015 13:22
Mensagem Dia das Mães

» 03/03/2015 17:06
INFORMATIVO CRTRT/SC NEWS ANO 3 DEZEMBRO DE 2014

» 20/01/2015 17:44
VAGAS PARA RADIOLOGIA: IFSC - Câmpus Florianópolis oferta 154 vagas em oito cursos superiores pelo Sisu

» 20/01/2015 17:41
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOTERAPIA - CHAPECÓ

» 02/12/2014 11:43
Retificação nos carnês de anuidades de 2015

» 06/11/2014 17:18
08 de Novembro - Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

» 20/10/2014 14:32
Começa o mês de conscientização sobre o Câncer de Mama

» 29/08/2014 17:20
II SIMPOSIO DAS TECNICAS RADIOLÓGICAS DO GRANDE OESTE CATARINENSE

» 29/08/2014 17:17
I SIMPÓSIO FILADÉLFIA INTERDICIPLINAR EM TERAPIA INTENSIVA

» 27/08/2014 13:38
Especialização em Radioterapia na cidade de Cricúma

» 27/08/2014 10:19
IFSC abre 830 vagas em cursos de qualificação

» 06/08/2014 09:23
Escola CETE/SALUS de Imbituba/SC oferece Curso de Especialização Técnico em Radiologia Industrial e Radioproteção

» 05/08/2014 17:20
Vaga para Tecnólogo em Radiologia

» 30/07/2014 11:40
VAGAS PARA TECNÓLOGOS - CORPORI SANI

» 30/06/2014 08:51
Vaga de emprego.

» 22/06/2014 14:00
ESPECIALIZAÇÃO EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E MAMOGRAFIA

» 18/06/2014 17:22
CRTR/SC constata exercício ilegal das técnicas radiológicas em cinco cidades, autua responsáveis e encaminha queixas-crime à justiça

» 11/06/2014 10:16
COMUNICADO

» 27/05/2014 09:51
STF garante benefício integral com 25 anos de serviço para servidor que desempenha atividade insalubre

» 15/05/2014 14:16
Técnicos e Tecnólogos em Radiologia sem acordo ou convenção coletiva têm direito a reajuste salarial em maio de 2014

» 15/05/2014 14:15
Um mês de ações contra o exercício ilegal das técnicas radiológicas nos tribunais de todo o país

» 17/04/2014 13:19
CRTR 11ª Região impugna Concurso Público da Prefeitura Municipal de São José

» 17/04/2014 11:36
Fiscal vence resistência, realiza fiscalização e constata irregularidades no setor de Radiologia do Hospital Divino Salvador. Ação ganha destaque no maior jornal da região

» 08/04/2014 13:20
Vigilância Sanitária – SC, publica nova Instrução Normativa

» 07/04/2014 17:02
Curso Gratuito de Qualificação Profissional - Radiologia

» 02/04/2014 16:18
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MAMOGRAFIA e TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

» 01/04/2014 13:20
CONCURSOS IRREGULARES E PISO SALARIAL, qual a responsabilidade dos Conselhos?

» 25/03/2014 19:02
CONTER processa CFBM por edição de norma ilegal e pede R$ 1 milhão em indenizações

» 05/03/2014 16:55
VAGA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO DE RADIOLOGIA.

» 13/02/2014 15:06
Acidente com Césio 137 em Cuiabá em Fevereiro de 2014

» 19/12/2013 16:37
Horário de Expediente - Final do Ano

» 19/12/2013 10:48
Vagas de Emprego.

» 06/12/2013 11:24
XIV Congresso Internacional ALATRA - Asociación Latinoamericana de Tecnólogos en Radiología.

» 07/11/2013 10:53
08 de Novembro - Dias dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

» 05/11/2013 17:24
3º Simpósio de Radiologia Unimed Litoral

» 05/11/2013 15:12
CURSO BASICO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

» 28/10/2013 11:21
5º Curso de Atualização: Angiotomografia

» 17/10/2013 13:09
Técnica em Radiologia de Santa Catarina tem Artigo publicado no site do CONTER

» 17/09/2013 16:38
CRTR/SC vence senso comum e mostra que é possível fiscalizar portos

» 17/09/2013 14:20
1º Simpósio de Aperfeiçoamento em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética Nuclear do Meio Oeste Catarinense

» 17/09/2013 11:19
Curso de Extensão em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada

» 19/07/2013 17:38
4º Curso de Atualização: Ressonância Magnética

» 19/07/2013 17:23
I CBTR - Congresso Brasileiro de Tecnologias Radiológicas

» 26/06/2013 17:29
3º CURSO DE ATUALIZAÇÃO: RADIOTERAPIA

» 19/06/2013 15:53
O QUE ESTÁ NAS NORMAS, ESTÁ NAS RUAS?

» 07/06/2013 13:42
UM NÃO AO EXERCÍCIO ILEGAL

» 07/06/2013 11:40
RX NA ODONTOLOGIA

» 04/06/2013 16:33
Hospital é condenado pela Justiça do Trabalho por execeder carga horária.

» 10/04/2013 10:01
2º CURSO DE ATUALIZAÇÃO: MAMOGRAFIA

» 01/02/2013 14:50
Vigilância Sanitária de São Paulo comunica interdição cautelar de contrastes e soros utilizados em RM

» 22/01/2013 17:52
Fique atento ao pagamento da anuidade de 2013. Para aproveitar o desconto o prazo até 10/02.

» 16/01/2013 14:21
PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA UNIASSELVI-FAMEBLU 2013.1

» 14/01/2013 11:34
CONFIRMADO

» 14/01/2013 11:31
CONTER aciona CRBMs e CFBM judicialmente em cinco Estados, com o objetivo de anular resoluções e normas inconstitucionais, que prejudicam os profissionais da Radiologia e colocam a sociedade brasileira em risco

» 20/11/2012 14:38
I SIMPOSIO DO CRTR 11ª REGIÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS

» 29/10/2012 14:01
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOTERAPIA

» 20/09/2012 11:32
APOSENTADORIA ESPECIAL

» 04/09/2012 11:08
STF decidiu !

» 03/07/2012 17:41
PEJOTIZAÇÃO

» 02/07/2012 16:43
NOTA DA PRESIDÊNCIA CONTER

» 11/06/2012 14:58
XIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA

» 11/06/2012 14:42
CONGRESSO DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA DE BARRETOS E REGIÃO

» 19/04/2012 10:37
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

» 11/04/2012 15:14
VAGA PARA TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

» 20/01/2012 17:20
ELEIÇÕES 2012 DO CRTR 11ª REGIÃO

» 07/11/2011 14:02
8 DE NOVEMBRO "DIA DO TÉCNICO EM RADIOLOGIA"

» 20/10/2011 14:31
PALAVRA DA PRESIDENTA CONTER

» 20/10/2011 14:26
REVISTA CONTER

» 20/09/2011 11:18
Saúde inicia reforma de Unidades Básicas em SC

» 23/08/2011 11:27
SUS - Começam auditorias nos mamógrafos públicos

» 06/07/2011 09:14
EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO

» 05/11/2010 13:50
Parabéns profisionais das técnicas radiológicas pela comemoração do dia 08 de novembro "DIA DO TÉCNICO EM RADIOLOGIA"

» 05/11/2010 11:26
CONSELHO VENCE AÇÃO CONTRA BIOMEDICOS

» 23/12/2009 15:14
COMUNICADO

» 10/11/2009 10:10
CRTR 11ª Região apoia e participa de vários eventos em comemoração ao Dia do Técnico em Radiologia em todo o Estado

» 22/06/2009 10:31
CONTER - III Congresso Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.

» 17/06/2009 11:50
Radiodiagnóstico deve obedecer a normas rígidas

» 16/06/2009 17:11
Os cuidados com os aparelhos de raios X

» 16/03/2009 15:41
EM DEZEMBRO DE 2009 TERMINA O PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DOS FRANQUEADOS DO EXTINTO PRAP

» 28/10/2008 17:07
08 de novembro Dia do Técnico em Radiologia Parabéns aos profissionais das técnicas radiologicas

» 27/10/2008 16:40
7º Congresso Catarinense de Técnicas Radiológicas e Imaginologia

» 17/01/2008 14:26
Alteração no Edital do Concurso Publico da Prefeitura de Florianópolis

» 17/12/2007 20:11
AVISO DE FÉRIASssssssssssss

» 29/11/2007 09:56
CRTR COMEMORA JUNTO COM A ATRAESC O DIA DO TECNICO EM RADIOLOGIA

» 06/11/2007 00:00
6º Congresso realizado pela ATRAESC reune mais de 500 participantes

» 30/10/2007 11:44
SEGURANÇA

» 25/07/2007 13:07
CRTR 11ª Região realiza cerimônia de posse do novo corpo de conselheiros

» 13/07/2007 10:25
RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA O 4º CORPO DE CONSELHEIROS DO CRTR - 11ª REGIÃO

» 30/11/-0001 00:00
Conheça os candidatos da Chapa 1 - Avante Radiologia

» 30/11/-0001 00:00
Feliz 2018!

» 30/11/-0001 00:00
Curso de especialização em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas

» 30/11/-0001 00:00

Aniversariantes do dia

 
JEFERSON CIRIACO LEITE
18/09

CECILIA STODULSKI PEREIRA
18/09

Lista completa

Banco de currículos

 

 » Candidatos a pré seleção

 » Cadastrar currículo

 » Oportunidades de emprego

Revista do CRTR

REVISTA CRTR NEWS - ANO 3 - DEZEMBRO 2014

Exercício profissional: Conselho intensifica fiscalização em portos catarinense.

Mais revistas

Órgãos