Na última semana, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 11ª Região de SC realizou uma força-tarefa de fiscalização no município de Joinville, no norte catarinense. Durante a ação, foram realizadas mais de 30 inspeções em clínicas e hospitais da cidade, com o objetivo de verificar o exercício regular da profissão e o cumprimento das normas legais que regem as técnicas radiológicas.
Entre as principais irregularidades encontradas, destacam-se pendências administrativas, exercício irregular da profissão, ausência de indicação de supervisor técnico das aplicações das técnicas radiológicas e a realização de estágios de forma inadequada. Toda a documentação referente à ação fiscalizatória será encaminhada à Coordenação Regional de Fiscalização (COREFI), que dará os devidos encaminhamentos conforme os protocolos estabelecidos.
Para o agente fiscal Tiago Jasper Kreusch, o ato fiscalizatório já está consolidado nos serviços de radiologia do estado: “Seguimos com o projeto de fiscalização e realizamos vistorias de rotina pelo menos uma vez ao ano em cada estabelecimento, além das fiscalizações motivadas por denúncias. Essa presença constante tem fortalecido o cumprimento das normas e valorizado a atuação profissional. É importante lembrar que os conselhos profissionais devem exercer o controle e a fiscalização do exercício profissional investidos de poder de polícia administrativa, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.”
Tiago também reforça o papel ativo dos profissionais da Radiologia:
“O profissional é o principal agente fiscalizador de sua área de atuação. Por conhecer a realidade do serviço, tem a responsabilidade ética de comunicar irregularidades ao Conselho, colaborando ativamente para a valorização e proteção da categoria.”
O CRTR/SC ressalta que a fiscalização, em um primeiro momento, tem caráter orientativo, buscando esclarecer dúvidas e promover a regularização das inconformidades. Quando necessário, no entanto, são adotadas as medidas legais cabíveis para garantir a segurança dos profissionais, pacientes e a qualidade dos serviços prestados.
Alguns dos locais fiscalizados durante a ação (fotos):
•São Marcos Radiologia
Supervisora das Aplicações das Técnicas Radiológicas: TR. Daiane Kuhnen e Técnica em Radiologia TR.Daise Rosani Regis Arceno.
•UPA Sul 24 Horas – Itaum
Supervisora das Aplicações das Técnicas Radiológicas: TR. Driele Ayres da Silveira
Supervisor de Estágio: TR. Nelson Eduardo Correa
Alunos em campo de estágio.
•Hospital Regional Hans Dieter Schmidt
Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas: TR. Freddy Jaques Zibell
Fiscalização realizada no Centro Cirúrgico.