Durante três dias de programação, os juristas que servem à categoria vão discutir estratégias e caminhos para combater o exercício ilegal da profissão, para assegurar os direitos fundamentais da categoria e para garantir o cumprimento da legislação na área da Radiologia.
Segundo o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Manoel Benedito Viana Santos, a categoria está cobrando uma ação conjunta da autarquia e agora isso vai acontecer. “Os profissionais falaram, nós ouvimos e estamos aqui, construindo estratégias contíguas para resolver as questões jurídicas que nos afetam. Temos o diagnóstico da situação e vamos apontar uma direção concreta para a solução dos problemas em todo o país”, assegura. Além da uniformização dos procedimentos internos, o encontro vai servir para estudar o panorama das decisões judiciais na área da Radiologia Veterinária, Odontológica, Industrial e a situação da atuação dos profissionais das técnicas radiológicas que atuam em portos, aeroportos e fronteiras.
O exercício ilegal das técnicas radiológicas por biomédicos sem habilitação e a fiscalização das clínicas de radiologia também são destaques da programação. O assessor jurídico do CONTER, doutor Marcelo Pinto da Silva, considera essa conferência um marco na defesa jurídica da profissão. “É a oportunidade que temos de fazer uma discussão jurídica com dimensão e amplitude nacional. Tenho certeza que vamos ter mais eficiência a partir dessa experiência”, considera.
Fonte: http://conter.gov.br/site/noticia/estrategia