A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com sede no Rio de Janeiro, confirmou, por meio de nota de esclarecimento, que o material encontrado no Distrito Industrial de Cuiabá, na última sexta-feira (7), é Césio 137.
O órgão, no entanto, ressaltou que se trata de uma “fonte radioativa de baixa potência – ou com baixa atividade radioativa” – e que não oferece riscos à população.
Na nota, a comissão também lembrou que o material foi descoberto em um galpão industrial desativado e que o objeto está dentro da blindagem adequada.
Agentes da Defesa Civil na cidade foram as primeiras autoridades a chegar ao local, na sexta-feira (7/2). Diante da suspeita de que se tratava de material radioativo, técnicos da CNEN foram acionados. Uma equipe do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), unidade da CNEN em Goiás, chegou sábado (8/2) ao local e recolheu a fonte, que já se encontra devidamente armazenada.
Vale lembrar que foi no Estado de Goiás que ocorreu o acidente radioativo considerado o segundo maior do mundo com Césio 137, em 1987. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear, pelas características da fonte de Césio 137, é possível concluir que foi ela utilizada em equipamentos medidores de nível em empresas de produtos envasados.
Os técnicos da CNEN estão investigando, pelos dados de cadastro da fonte, quem era o proprietário do material.
Referências:
http://www.cnen.gov.br/noticias/noticia.asp?id=1506
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=188321