Atualização dos conhecimentos para realização da mamografia com a melhor qualidade possível, seguindo as normas técnicas e padrões recomendadas, foi o objetivo do curso que aconteceu sábado, dia 26 de outubro, no auditório CRTR/SC.  Com o tema “Evolução na Qualidade de Imagens de Mamografia”, a Esp. Beatrice Zuanazzi capacitou gratuitamente 35 profissionais.

É importante lembrar que mulheres devem fazer sua primeira mamografia entre os 35 e 40 anos. Já entre os 40 e 50 anos, a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico e, após os 50 anos, todas devem se submeter ao exame anualmente. Por ser um pouco desconfortável para a mulher devido à compressão das mamas, a profisional das técnicas radiológicas deve fazer com que a paciente sinta-se o mais confortável e acolhida possível para tornar esse momento menos desagradável.

Como são procedimentos de alta precisão e altamente especializados, os exames e tratamentos radiológicos devem ser realizados por profissionais qualificados e legalmente habilitados. O exercício ilegal das técnicas radiológicas pode levar a falsos diagnósticos, erros no tratamento e atendimentos incompatíveis com as necessidades das pacientes. Profissionais das técnicas radiológicas habilitados pelos Conselhos de Radiologia estão preparados atender as mulheres brasileiras e realizar procedimentos eficientes e seguros.