Embora a profissão de Técnico em Radiologia seja regulamentada em nível federal, existem prefeituras e hospitais que insistem em realizar concursos públicos que oferecem remuneração abaixo do piso e carga horária de trabalho acima do que é permitido pela lei. Desta vez, isso aconteceu no município de Alfredo Wagner, através do processo seletivo n°01/2018 onde a prefeitura lançou edital com carga horária de 30 horas e também no Hospital Municipal Santo Antônio de Lebon Régis por meio do edital n° 03/2018, com carga horária de 40h semanais.
Para proteger os direitos da categoria, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Santa Catarina (CRTR 11ª Região) ajuizou uma ação no Ministério Público para que fosse ajustada a carga horária dos processos seletivos e garantir a aplicação da Lei n.º 7.394/85 e do Decreto n.º 92.790/86.
Segundo o diretor secretário, Peter Kühn, o conselho está atento ao problema e precisa da contribuição da categoria para evitar a realização de concursos públicos irregulares em nosso estado. O conselho conta com uma assessoria jurídica preparada para proteger os direitos dos profissionais.
Ambos processos seletivos foram ajustados para a carga horária de 24h semanais.