A Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) torna públicos os dados referentes ao balanço de fiscalização do exercício profissional das técnicas radiológicas em 2019.
Em comparação ao resultado anual de 2018, houve crescimento de 16% no número de estabelecimentos fiscalizados (8.817) e de 17% no total de municípios visitados (2.239). O quantitativo de profissionais fiscalizados, por sua vez, foi o que mais cresceu: 50.331 técnicos e tecnólogos, ou seja, mais de 10 mil profissionais em comparação ao ano anterior.
Os números da Conafi foram divulgados com base nos relatórios de fiscalização encaminhados pelos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs). Confira, na tabela a seguir, as informações detalhadas sobre a fiscalização em sua região e em todo o Brasil.
Com o intuito de coibir as irregularidades, os CRTRs expediram 9.221 notificações e lavraram 600 autos de infração em todo o processo fiscalizatório. De acordo com o conselheiro federal e presidente da Conafi, TNR. Marcos Junior de Oliveira Silva, “o alcance da fiscalização aumentou, mas enxergamos margem ainda maior de crescimento para o ano de 2020. Temos acompanhado de perto a situação de cada Regional e, por meio de diretrizes estratégicas, orientamos para que os CRTRs adequem os trabalhos de forma personalizada.”