O Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) torna público o balanço de fiscalização do exercício profissional das técnicas radiológicas em 2018. Em relação ao ano anterior, houve crescimento de 7% no número de estabelecimentos fiscalizados, o total de cidades visitadas cresceu 16% e o quantitativo de profissionais atendidos aumentou 3,1%, chegando a 33,1% dos 118.935 trabalhadores registrados e habilitados para o exercício da profissão. Os dados são divulgados pela Coordenação Nacional de Fiscalização, com base nos relatórios de fiscalização apresentados pelos Conselhos Regionais de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CRTRs).
As principais irregularidades constatadas pelas equipes de fiscalização foram a atividade de profissionais sem inscrição profissional, contratação e acobertamento de pessoas não-habilitadas para o exercício da profissão, exercício irregular por inadimplência, estágio obrigatório irregular e falta de indicação de Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR). Para sanar as irregularidades, foram expedidas 7.055 notificações e lavradas 442 autuações em todo o país.
A 11° Região, com um agente fiscal, teve aproxidamente 70% dos seus profissionais fiscalizados no decorrer do ano de 2018. Recentemente foi convocado mais um agente fiscal para colaborar nessa importante tarefa.